Planner e Bullet Journal - Como fazer ou onde comprar


Algumas das coisas que viraram febre em 2016, mas que não foram criadas ontem não. Estamos falando do Planner e do BuJo (Bullet Journal). Tenho que confessar que até eu cai nessa e me rendi (perdendo um rim e um olho no meu Planner super faturado). Nesse post iremos explorar lojas, com fazer, como modificar e de que forma usar os dois modelos de organizadores!

Uma das coisas que me fez pensar em pesquisar mais e escrever esse post foi a minha prima (oi Ana) que ganhou uma agenda mega simples, preta, capa de couro artificial e com páginas marcadas com dias e meses, tipica de consultório ou de quem usa muoito a agenda. Só que ela não é "nada organizada e não sabe como usar e nem por onde começar"

Planner

O planner é mais que uma simples agenda, ele conta com diversos mecanismos para organização. Eu diria que ele é um big calendário em forma de caderno. Normalmente eles tem um calendário geral do mês e um semanal, contando com 3 à 4 espaços por dia para escrever, planejar ou decorar. Também contém listas de metas, espaços para lembretes, lista de desejos e alguns contam com o habit tracker que foi emprestado do BuJo

Só um pequeno probleminha impede algumas pessoas de terem um planner comprado, bonitinho, da internet, o valor. Os planners variam de $100 à $400 reais! Desde os mais simples até os de luxo. O meu foi $180 + $30 de frete. Comprei no MyPlanner, mas ele veio cheio de coisinhas junto, então meio que "valeu a pena" e o pessoal vai me ajudar a pagar por causa do meu aniversário agora dia 10/03.

Videozinhos do meu planner 
(eu estava muito emocionada, foi logo que chegou)

Uma publicação compartilhada por Muryel Oliveira (@mumuowo) em
Uma publicação compartilhada por Muryel Oliveira (@mumuowo) em

Tutoriais

Separei alguns tutoriais de como fazer um planner, o da Maíra é bem legal e não é difícil. E tem um post antiguinho no blog Vida Organizada de como a Thais usava sua agenda em 2008

(Esse é bem legal e eu separei por causa da minha prima, é simples e fácil pra quem não quer perder tempo decorando ou fazendo coisas mais elaboradas)

(Esse eu achei bem legal e você mesmo personaliza suas divisórias e modificar mais o que você quiser)


Uma coisa muito importante pra quem quer se organizar e adquirir o habito de escrever no planner é carregar ele para todo o lugar que vai. Anotar tudo o que pretende fazer naquele dia (e não faça como eu que acaba fazendo coisas dos outros dias também) e deixar ali sua rotina. Funciona e ajuda quem tem uma vida agitada e corrida como eu tenho. 

Links

Bullet Journal

O BuJo foi criado em 2008 por Ryder Carroll, e pelo visto ultimamente virou uma febre no instagram, diversos modelos e sites de venda na gringa. O meu feed de busca aestá cheio, falei pra Lila que eu passava tempo olhando fotos de coisas fofas de papelaria que eu jamais teria no instagram, ela riu e disse que também faz!
"O bullet journal como é conhecido hoje foi criado por Ryder Carroll, um designer que percebeu que, assim como ele, outros profissionais que lidavam com tecnologia estavam cada vez mais voltando a usar papel para montar seus planejamentos e registrar ideias e coisas a fazer. Com isso, ele foi desenvolvendo um método pessoal que, quando considerou estável, publicou chamando de bullet journal. Você pode conferir tudo no site dele (em inglês): www.bulletjournal.com" - Vida Organizada
Eu optei pelo Planner justamente porque o BuJo é muito "manual", a pessoa cria, escreve, decora, e eu ficaria muito frustrada quando admitisse que não consigo fazer títulos legais como os que eu vejo no instagram!

O BuJo trabalha com listas, basicamente coisas que você gostaria de fazer ou alcançar/lembrar. Como livros lidos, livros para ler, filmes vistos, filmes para ver, checklistis, habit tracker (como eu disse lá em cima) entre outros, como uma parte para anotações pessoais e etc. Como eu citei anteriormente o Vida Organizada tem um post bem amorzinho sobre como fazer um BuJo (aqui). Meu namorado quer fazer um, mas ele está naquela fase de negação que a pessoa para e pensa "da muito trabalho e eu não vou saber me organizar igual". Espero que um dia ele consiga!

Outro post maravilhoso é o da Bárbara, que colocou uns vídeos lindos e uns links também que eu vou colocar aqui também! Uma coisa que eu tive que aprender a usar foi o habit tracker e vou deixar umas ideias também.

(Esse vídeo é maravilhoso, é o do post da Bárbara que eu falei)


O habit tracker a gente faz assim: Dias na vertical, lá em cima da folha, lista de hábitos na vertical, a cada dia que você fizer aquilo que colocou na lista de hábitos marque, pinte, pode fazer um alegenda de cores também, eu usei "comigo" e "com os outros", como: ser gentil, mantive a calma numa briga, perdi a cabeça por bobagem, me auto mediquei etc

Um outro post legal de como montar um BuJo é o da Maki, vale a pena ler todos esses links porque são muitas coisas para absorver!

Links

Decorações

Para os dois modelos de organizadores é bem interessante abusar de adesivos e fitas, as Washi Tapes, eu estou babando por elas!

Fui na imaginarium e quase ganhei uma, mas não gostei das que tinham ali. Lá tem umas cartelas de adesivos que foi mostrado no vídeo sobre BuJo, caderninhos bem amorzinhos, blocos, canetas e por aí vai.

Tem quem desenhe no planner ou BuJo também e acho que vale de tudo para deixar seu cantinho um amor e personalizado. Basta procurar e você acha blogs que disponibilizam adesivos para impressão.



Links


No mais, espero que tenham gostado, foi um post longo e cheio de links, espero também que não tenha casado vocês, porque foi gostoso demais deixar essas dicas aqui. Deixo vocês com a ultima dica e uma imagem.
Dica: Colem adesivos na capa daquela agenda de couro meia boca e com cara de tiozão que vocês tiverem em casa. Fiz isso com duas!

6 comentários:

  1. Boa sorte com seu planner, eu sou uma miséria nisso ahuuauha

    ResponderExcluir
  2. Que coisa mais linda esse planner, Muryel <3. Eu não levo o menor jeito para organização escrita (a quem estou enganando? não levo o menor jeito para QUALQUER organização ;_;), mas acho a coisa mais útil se você é do tipo disciplinada. Pena que são tão carinhos :(.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um dia eu vou fazer um planner pra download <3

      Excluir
  3. Menina eu tbm sou a louca da papelaria, se acredita que ontem fui na americanas, quando fui pagar deu sessenta conto só de papelaria. Podia ta comendo esse dinheiro né non? rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahahah sei como é, eu ou gasto com papelaria ou com comida. Nem roupas tenho comprado, apesar de precisar de calcinhas (fofas) novas. Vai pra lista de "necessito urgentemente".

      Excluir

Deixe um comentário aqui!
Comentário sujeito a moderação.

Era uma vez, uma menina... © Copyright 2011 - 2016. - Versão 9. Little nymph. Ilustração Martina Naldi. - Original de Muryel de Oliveira. Tecnologia do Blogger.