Tag - O poderoso Chefão


A minha querida melhor amiga fez o favor de me indicar essa Tag sabendo que eu não teria muito tempo para responder, no primeiro momento eu odiei ela um pouquinho, agora, atrasada e de pijama odeio ela mais ainda. Obrigada Mia Sodré
Então, valos lá!

1. “Se um homem honesto como você tivesse inimigos, então eles seriam meus inimigos e temeriam você” – Qual livro te deu mais medo?
O Ladrão de Almas, da Alma Katsu. Eu comprei os dois da série na Avon (me julguem, mas estava por 17 reais cada um). O livro fala de imortalidade, alquimia, matança e estupro. Tudo contado no pronto socorro de uma cidadezinha pela protagonista Lanore McIlvrae ao Dr. Luke Findley. É uma história de obsessão, perseguição, sadismo, "Drogas, sexo e Alquimia Antiga". A cada página que eu lia meu peito doía mais e mais, eu ficava sem ar com as atrocidades que o cara do mal fazia, porque eu não lembro o nome dele. Esse livro me fez ver que "um rosto bonito e com dinheiro pode ser muito perigoso"

2. “Nunca odeie seus inimigos, isso atrapalha seu raciocínio” – Qual o livro mais confuso que você já leu?
Perto do Coração Selvagem, Clarice Lispector. Eu demorei uns três meses lendo esse livro e até agora não entendi. A história é fria, uma mulher fria e independente que tem um casamento fracassado, cujo marido busca afeto nos braços de sua amante meiga e doce, a típica mulher de verdade, que está grávida dele. E a protagonista se recusa a ser mãe, talvez pelo fato de o pai ter lhe ensinado a pensar e usar a imaginação. Isso me lembra uma pessoa bem próxima, que se recusa a ser o mesmo tipo de mulher que a protagonista repudia: estereotipada, sexualizada, frágil e submissa. 

3. “Quem lhe oferecer segurança será o traidor” – Qual livro te decepcionou?
Magia Xamânica, da Eddie Van Feu. Eu esperava mais por um livro tão fininho e tão caro. Tanto que vendi ele depois de escanear umas partes importantes, mas no mais não me trouxe nada de novo, nada que ela já não tivesse explicado nos demais livros dela. Fala de animal de poder, animal de proteção, animal da puta que pariu. Os rituais xamânicos, ervas e como preparar diversos tipos de chás e infusões e só. 




4. “Nunca deixe que ninguém de fora da família saiba o que você está pensando” – Qual livro te fez pensar na vida?
A menina que roubava livros, Markus Zusak. Esse livro eu li há muito tempo, e quando saiu o filme eu baixei, sim eu achei para download no dia após a estréia americana, um dia antes da estréia no Brasil. Eu chorei muito, em vários momentos, mas principalmente nas cenas dela e do pai, porque lembra muito a minha relação com o meu pai. Uma relação de amizade e amor. Eu gosto muito da capa original do livro, mas escolhi o poster do filme, porque essa imagem me toca de uma forma absurda! Porque o amor fica, o ensinamento fica, os momentos bons ficam, as amizades ficam, mesmo se tiverem partido e não estejam mais conosco. No mesmo dia meu pai chegou em casa chorando dizendo que havia se matriculado para cursar o EJA do ensino médio, eu o abracei e choramos juntos. Foi um dia de choro. 

5. “Um advogado com uma pasta na mão pode matar mais que mil homens armados” – Qual livro te surpreendeu?
Os Ancestrais de Avalon, Marion Zimmer Bradley. Eu já falei dele aqui nesse post. Esse livro me surpreendeu pelo fato de pessoas que não conheciam um lugar se engajaram a ir para lá reconstruir sua civilização e o melhor, não tentaram impor seus costumes, eles se adaptaram a terra, a energia aos costumes etc. Eu amei a perseverança de Tirike, que grávida ajudava em diversas coisas, e teve seu bebê no chão da floresta, sozinha, se eu não me engano estava chovendo, e se agarrou a sua fé na Grande Mãe e foi ajudada. Ela reconheceu que acima do amor que tinha por Micail, era sua missão para com a Deusa que precisava de foco e perseverança. Ela o amava e sabia que ele também, mas tinha como objetivo outras coisas na certeza de que em outras vidas iriam se reencontrar e se amar novamente, 

6. “Mantenha seus amigos perto e seus inimigos mais perto ainda” – Quem é seu melhor amigo literário?
Assim como a Mia, eu elegi Marion Zimmer Bradley, aquela mulher escreve de uma forma que eu me sinto parte da história. De personagem eu diria Caillean ou Viviane, elas tem uma teimosia ímpar, são mulheres fortes e sofreram de uma certa forma a rejeição. Elas amam com um misto de ódio e respeito. Caillean levantou as brumas para salvar Avalon, Viviane abdicou de sua liberdade e o amor por Avalon, todas elas fizeram algo em prol da força maior que é a Grande Mãe, pois sabiam que um dia voltariam para lá e o que foi feito não poderia ser desfeito, pois elas tecem seu destino. 


7. “Se dedica à família?” – Qual livro você mais se dedicou a ler?
A senhora de Avalon, também da Marion. Sim, Marion é um vício. Eu comecei a ler na ultima semana de férias (25/07) e terminei esse sábado (06/08). Eu estava triste achando que não ia conseguir ler, mas como a primeira semana de aulas é mais para apresentações de cronograma, acabei conseguindo. Terminei de ler os ultimos 7 capítulos no sábado porque estava de cama com cólica, as vezes acho que era uma "amostra grátis de um parto", porque não é possível, meu corpo todo estava dolorido e mal. E falando em parto, os livros da Marion, que falam sobre Avalon tem muuuitos partos e formas de parir, o que me deixa muito curiosa, penso até em fazer um curso de Doula. 

8. “Farei uma oferta irrecusável a ele” – Indique 5 blogs para fazer essa tag.
Bem, já que é um requisito, vamos lá. Eu indico a Bruna, a Bunny, a Sammy, a Victória e a Aline para participar dessa tag!
Fiquem felizes, não me odeiem! 

7 comentários:

  1. Oi Muryel!

    Obrigada por me indicar a tag, já estou pensando quais livros vou colocar nas perguntas, rs. Bem, fiquei muito interessada em Ladrão de Almas depois dessa tag, tenho ambos na estante, mas ainda não li, mais por conta que a editora talvez nem venha a lançar o último livro, mas agora me bateu uma curiosidade que vou dar uma chance mesmo assim! Enfim, gostei bastante das suas respostas, tirando Ladrão de Almas e A Menina que Roubava livros, os demais eu não conhecia.

    Da Imaginação à Escrita

    ResponderExcluir
  2. Desafio completado haha <3 https://victoriafelet.blogspot.com.br/2016/08/tag-o-poderoso-chefao.html

    Adorei as tuas escolhas, tem vários da tua lista que não li!

    Beijão,
    Vic ;*

    ResponderExcluir
  3. AHHHH QUE DESAFIO MANEIRO!
    To no meio de uma viagem mas vou responder ele durante o BEDA <3

    AS.BRUMAS.DE.AVALON <3

    ResponderExcluir

Deixe um comentário aqui!
Comentário sujeito a moderação.

Era uma vez, uma menina... © Copyright 2011 - 2016. - Versão 9. Little nymph. Ilustração Martina Naldi. - Original de Muryel de Oliveira. Tecnologia do Blogger.